Algumas indicações sobre a evolução que experimenta o desenho na criança. Considerando que cada criança possui um ritmo próprio, é possível que as idades mencionadas variem ligeiramente.
De dezoito meses a dois anos:
Agrada-lhe rabiscar livremente sobre grandes superfícies. Todavia sua coordenação motora costuma ser desajeitada.
De dois a três anos:
A criança deseja experimentar ferramentas diferentes: o carimbo, aquarela, os lápis de cera, etc. Nesta fase a experimentação predomina sobre a expressão. A coordenação vai se desenvolvendo e logo chega a segurar firmemente na mão o lápis que está utilizando.
Entre três e quatro anos:
A criança começa a se expressar através dos seus desenhos. Algumas vezes, antes de realizar os primeiros traços no papel, ela nos diz que pretende desenhar.
De quatro a cinco anos:
Escolhe as cores em função da realidade (uma árvore marrom com folhas verdes, por exemplo) e talvez, ao começar a escrever, perca o interesse no desenho. Sua capacidade imaginativa é muito forte, razão pela qual os contos de fada atraem muito mais sua atenção.
(Trecho retirado do livro: Como interpretar os Desenhos das Crianças de Nicole Bédard. Editora ISIS, p. 6 e 7)
quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009
Como se desenvolve o desenho da criança.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário