quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

O que eu vou ser quando crescer???

Aprendemos muito com as crianças...não é mesmo???
Um dia desses, em uma conversa informal com as crianças, eles queriam saber o que cada uma dos coleguinhas queriam ser quando crescer.....

O engraçado é que eles queriam saber o que eu achava. Perguntavam de que profissão eles tinham "cara"(termo usado pelas crianças).

E na brincadeira
fui falando de acordo com as características de cada um, como ex: Pedro*, que todos os dias reclamava de uma dor, embora eu sabia que era para chamar a atenção, ou seja, tinha uma carência afetiva muito grande, atribuí a ele a profissão de médico, pois assim, ele acharia as curas de todas as suas dores....e assim foi, até que chegou a vez do João*...essa criança além de ter uma carência afetiva explícita, era totalmente complexado com sua aparência física, mas lá fui eu atribuir uma profissão.....

Ahhhh!!! Encontrei.... disse para a turma, e ele se achava
ansioso para ouvir e assim continuei, disse a ele que poderia ser um ótimo astronauta, ou algo parecido, pois ele vivia no mundo da lua, totalmente fora desse planeta.Rrsrrsrssr. E o engraçado é que ele e toda a sala gostou da idéia, e todos também queriam ser.

Passados alguns dias ele me entregou este desenho acima, eu ao lado dele vestido de astronauta.....até hoje ele se lembra desse dia, que ficou marcado para mim e para muitas das crianças que não tinham nenhuma perspectiva de vida, assim como ele, onde sua auto estima foi melhorando e o interesse em aprender a ler foi aumentando
cada vez mais.

Com nossas experiências de vida, seja no trabalho formal ou não formal, aprendemos tanto quanto as crianças......., não é mesmo?!!!

*(os nomes das crianças são fictícios, para preservar suas identidades)

Nenhum comentário:

Postar um comentário