A educação escolar tida como formal, não deixa de ser um foco importante para a construção do conhecimento, mas deixa de ser o único.
No âmbito escolar, não podemos ignorar o processo de Educação Informal, que é representada pelo cotidiano, decorrentes dos processos naturais, que acontece desde a famíla e que se reportam as primeiras experiências de vida das pessoas. Onde consequentemente, passam a ser integradas a chamada Educação Formal e Não Formal.
Com objetivos claros e específicos, a Educação Formal, é representada praticamente pelas escolas e universidades. Ela depende de uma diretriz centralizada como o currículo, com estruturas hierárquicas e burocráticas, determinada em nível nacional, com órgãos fiscalizadores do Ministério da Educação.
Logo, a Educação Não Formal, é um processo mais extenso e menos burocrático, mas podem ser flexíveis, organizados e sistematizados; integrando projetos de diferentes áreas, pois é dotada de maior elasticidade que a escola.
Entretanto, os espaços de Educação Não Formal são múltiplos, aos quais as organizações governamentais e em sua maioria não governamentais desenvolvem trabalhos comunitários, onde o tempo não é fixado a priori, e são respeitadas as diferenças existentes para a absorção dos conteúdos implícitos e explícitos, no processo de ensino e aprendizagem; ao qual Gohn, diz que:"..a educação não formal designa um processo de formação para a cidadania, de capacitação para o trabalho, de organização comunitária e de aprendizagem de conteúdos escolares em ambientes diferenciados"(p.98-99)
Portanto, a cidadania é o objetivo principal a ser alcançado, por meio de um trabalho coletivo em espaços que oferecem educação Não Formal.
Dessa forma, a educação sofre mudanças em seu conceito, pois deixa de ser restrita ao processo de ensino aprendizagem em espaços formais, se transpondo aos muros da escola, para os diferentes segmentos da sociedade, como: ONGs, família, trabalho, igreja, clubes, etc. Conceito de educação sustentado pela Convenção dos Direitos da Infância, onde ultrapassa os limites do ensino formal e engloba as experiências de vida e os processos de aprendizagem não formais, que desenvolvem a autonomia da criança.
Referências Bibliográficas:
Gadotti, Moacir. A questão da educação formal e não formal . Disponível em: www. paulofreire.org/moacir_gadotti/Artigos/Portugues/educação_Popular_e_EJA/Educação_formal_não_formal_2005.
Gonh, Maria da Glória. Educação não formal e cultura política. Impactos sobre o associativismo do terceiro setor. 2 ed. São Paulo. Cortez, 2001.
Revista Educação. Editora segmento, ano9, n°101, setembro, 2005.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2009
"Educação em todos os espaços"
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